sábado, 13 de dezembro de 2025

MANIFESTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIA 17/12

O Comando Educação em Luta convida a categoria a participar de uma manifestação dia 17 de dezembro às 9 horas na porta da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. 

Pauta:

  • Fim da terceirização das cozinhas escolares
  • Abono Fundeb - Criação do FME (Fundo Municipal de Educação)
  • Pagamento de 500 prrogressões verticais  
  • Reajuste do vale  alimentação aos servidores administrativos da educação

Vamos juntos exigir nossos direitos e valorização da Educação e de seus trabalhadores.

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

REUNIÃO DA CATEGORIA DIA 10/12

O Comando Educação em Luta convida toda a  categoria para uma reunião online amanhã dia 10 de dezembro às 19h pelo Google Meet.

Repudiamos o mais novo Pacote de maldades de Leandro Vilela. Somente nesse fim de ano temos:

Rombo no AparecidaPrev.

Terceirização das cozinhas escolares de Aparecida de Goiânia.

Não pagamento de abono para os servidores da educação.

Ampliação de contratos temporários para Cinco anos.

Não pode os aceitar mais esses ataques a educação e aos trabalhadores.

Vamos juntos organizar a luta!



segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

MANIFESTAÇÃO CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO DAS COZINHAS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE APARECIDA

A Associação Comando Educação em Luta convida toda a categoria a participar da Manifestação contra a terceirização das cozinhas escolares de Aparecida.

A terceirização é um retrocesso para a educação, trazem para as escolas uma visão corporativa e de lucro, que é incompatível com uma educação pública, gratuita e democrática.

Representa um grande perigo para a qualidade da educação de nossas crianças e para todos os trabalhadores.

Já iniciaram pela limpeza, agora querem as cozinhas, se não lutarmos o próximo passo é entregar toda a escola para a iniciativa privada.

Chegou a hora de dizer não à privatização de nossas cozinhas escolares!

Todos juntos na Manifestação!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!




sexta-feira, 28 de novembro de 2025

REUNIÃO DA CATEGORIA DIA 30/11

A Associação Comando Educação em Luta de Aparecida de Goiânia, convida toda a categoria a participar de uma reunião para discutir sobre o mais novo projeto sa Prefeitura de passar o gerenciamento das cozinhas das instituições escolares para a iniciativa privada.

Não podemos aceitar a privatização do serviço público! Precisamos nos organizar e lutar contra mais esse desmando!

Contamos com a participação de todos trabalhadores na reunião de organização da luta. Dia 30/11, domingo às 19h pelo Google Meet.

Por uma educação PÚBLICA, gratuita de qualidade e que sirva ao povo!



quarta-feira, 15 de outubro de 2025

SAUDAÇÃO AS PROFESSORAS E PROFESSORES

Neste 15 de outubro, o Comando Educação em Luta de Aparecida de Goiânia saúda todas as professoras e professores. Trabalhadores que mesmo em meio ao caos das escolas, travam batalhas diárias para cumprir com sua função, a formação de sujeitos humanos históricos.

Professoras e professores que lutam para que a escola pública cumpra com seu trabalho de transmissão e assimilação de saberes, que verdadeiramente seja um local de produção de conhecimento para o desenvolvimento do saber histórico universal.

Uma grande saudação para essa classe que com muita coragem sempre lutou e luta em relação a todos os desmandos e ofensivas contra a educação. 

Hoje, queremos saudar a todos, mas também convocar. Que nos mantenhamos informados, unidos e fortes por uma educação pública de qualidade e que sirva ao povo!

“Instruir-se porque teremos necessidade de toda a nossa inteligência. Agitar-se porque teremos necessidade de todo nosso entusiasmo. Organizar-se porque teremos necessidade de toda nossa força.” – Antonio Gramsci



terça-feira, 7 de outubro de 2025

NOTA DE APOIO AO PROFESSOR JOÃO COELHO

Nós da Associação Comando Educação em Luta de Aparecida de Goiânia, viemos através desta nos solidarizar e manifestar nosso incondicional apoio ao Professor João Coelho, que está sendo vítima de perseguição pela Secretária de Educação Fátima Gavioli. O fato é que a Secretária abriu um processo alegando injúria e difamação em um vídeo do professor, onde era feita a denúncia das péssimas condições que se encontram os professores no Estado, que contribuíram a levar a morte o Professor Ramón.

Trata-se de perseguição, intimidação psicológica com a finalidade de suprimir o direito de nos manifestarmos legítima e democraticamente contra as políticas e práticas de sucateamento da educação, que só se avolumam a muito tempo.

Temos visto nos últimos tempos, no Estado de Goiás que se alastra a nível Brasil, um notório e crescente aumento de políticas e práticas de desvalorização da docência, como salários baixos, sobrecarga de trabalho, falta de recursos e infraestrutura, condições de trabalho precárias, pouco reconhecimento social, desmantelamento da carreira e das políticas públicas voltadas para a educação. Que já demonstram seus resultados, como esgotamento e doenças ocupacionais, um “apagão” de professores que afeta e afetará de forma cabal a qualidade da educação e a formação de nossas crianças e jovens.

Em particular na Rede Estadual de Educação em Goiás, na gestão da secretária Fátima Gavioli, encontramos os mais horríveis ataques como o corte de salário caso o professor adoeça, aumento de carga horária de forma abusiva, professores obrigados a ministrarem aulas fora de suas áreas, uma desgastante quantidade de plataformas a serem preenchidas que não acrescentam no processo ensino aprendizagem.

O Professor João Coelho sempre se posicionou de forma solidária a luta da educação de todos os municípios de nosso estado é um companheiro aguerrido na luta contra todas as injustiças, e está sendo perseguido justamente por se posicionar em luta contra essas medidas de precarização da educação. 

Governo improdutivo e nefasto, sempre busca silenciar, culpabilizar e criminalizar professores e cidadãos conscientes quando se posicionam.

Defender quem luta e denúncia desmandos na educação é o mesmo que proteger os nossos filhos, visto que necessitam de uma educação de qualidade para se desenvolver.

Essa nota de solidariedade é um chamado aos trabalhadores da educação e toda comunidade aparecidense. Defender os lutadores da educação que estão sendo criminalizados é também se posicionar contra perseguições futuras, e garantir o aumento da luta pelos nossos direitos. Defender o Professor João Coelho que está sendo perseguido, é defender o direito de lutar por nossas reivindicações, de uma escola pública, gratuita, de qualidade e que sirva ao povo.



quinta-feira, 17 de abril de 2025

APARECIDA RETORNA ÀS JORNADAS DE LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

Dia 15/04, aconteceu uma vitoriosa Assembleia da categoria que contou com muitos trabalhadores da educação. 

Antes de iniciar a mesma, o assessor  do Prefeito chamou o presidente do sindicato para conversar, mas não trouxe nenhuma proposta, somente marcou outra reunião para negociações.

Isso já é uma vitória da mobilização e participação da categoria!

Durante a assembleia, nas nossas intervenções, enfatizamos a pauta de todos os trabalhadores e que a mobilização é de toda categoria, que queremos na proxima reunião de negociação com o prefeito a pauta dos administrativos (que são os mais penalizados) sobre a mesa.

Discutimos sobre a importância  do concurso público, inclusive para as funções administrativas, que é assegurado por lei como forma de suprir os cargos públicos de nosso país. Aparecida está andando na ilegalidade!

Deliberamos  a próxima Assembleia, com PARALISAÇÃO E INDICATIVO DE GREVE,  para dia 23 de abril, quarta-feira às 9h. Dia da paralisação nacional da educação.

O Prefeito alega, "falta de dinheiro", "dívidas". Nós perguntamos, dívida com quem? ONDE ESTÁ SENDO APLICADO O DINHEIRO DO FUNDEB? 425 milhões de reais! Que não podem ser usados para pagamento de nenhuma dívida e sim para aplicação na educação, principalmente para pagamento dos salários e reajustes dos trabalhadores da pasta.

Ressaltamos que nenhuma dívida é mais importante do que aquela que ele tem com os trabalhadores que recebem os filhos do povo de Aparecida. Com a qualidade da educação: merenda, estrutura, apoios efetivos paras as crianças que necessitam, quantidade de alunos por sala, professores qualificados, administrativos valorizados e etc. Diante de tudo isso se organizar é a nossa principal tarefa! 

Nossa reunião presencial, que ocorreu na véspera da assembleia,  cumpriu essa função, lá debatemos nossa  atuação na paralisação e organização. Deliberamos pela continuidade de reuniões presencias e tiramos a próxima para dia 22 de abril.

Contamos com toda categoria na reunião presencial para debatermos a luta de todos, e organizarmos as melhores estratégias e formas de atuação.

PERDE MENOS QUEM LUTA MAIS!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!




sábado, 12 de abril de 2025

REUNIÃO PRESENCIAL DO COMANDO DE LUTA

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, convida toda a categoria para uma reunião presencial, onde trataremos dos problemas da educação no nosso município.

Lá será o espaço de debatermos e organizarmos a luta.

➡️Piso salarial da educação para professores e administrativos não é cumprido a anos.

➡️Titularidades, progressões e quinquênios de professores e administrativos não são pagos.

➡️Licenças não concedidas.

➡️Péssimas condições de trabalho para os administrativos e com remunerações injustas.

➡️Enquadramento de Auxiliares de atividades educativas como administrativo.

➡️Trabalho burocrático para professores infindável, sem a devida conexão com o fazer pedagógico de cada profissional na sua realidade de sala de aula.

➡️Salas superlotadas inviabilizando o trabalho e o aprendizado dos alunos (as).

➡️Gestão democrática nas escolas está virando lenda com a indicação de coordenadores e diretores.

➡️Alunos especiais perdendo seu direito a um atendimento de qualidade com a retirada dos professores da função de Apoio.

➡️Atestados e Licenças médicas sendo dificultadas com uma série de passos que dificultam usar esse direito.

Não podemos mais esperar. A educação e carreira de todos os servidores estão sendo desmantelados, isso precisa parar!

Compareça a reunião presencial! 

Dia 14 de abril às 19h, na Sede do Sindicato dos Correios - SINTECT.

JUNTOS SOMOS FORTES!

PERDE MENOS QUEM LUTA MAIS!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!




sexta-feira, 11 de abril de 2025

ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DIA 15/04 ÀS 9 HORAS

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia vem a público convocar toda a categoria a estar presente na Assembleia chamada pelo Sintego. 

Quem faz a luta somos nós, precisamos estar presente em peso e fazer valer os nossos direitos!

Como as negociações já iniciaram, e só tivemos negativas,  a Assembleia deve ser com paralisação e indicativo de greve.

JUNTOS SOMOS FORTES!

PERDE MENOS QUEM LUTA MAIS!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!



sexta-feira, 4 de abril de 2025

CONVITE PARA REUNIÃO

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, convida toda categoria para participar da reunião online que acontecerá no dia 08 de abril, terça-feira, às 19h.

Precisamos debater e nos organizar.

Iniciamos o ano com o pagamento de dezembro parcelado. Sem nenhuma satisfação em relação ao reajuste do Piso da educação, para professores, auxiliares e administrativos.

Salas superlotadas, trabalhos burocráticos infindáveis, projetos dificultando as eleições para diretores e a gestão democrática dentro das escolas.

Vamos esperar mais o que acontecer?

A hora é agora!

Convide todos os trabalhadores da educação para juntos organizarmos a luta!

NENHUM DIREITO A MENOS!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!






domingo, 23 de fevereiro de 2025

PREPARAR UMA GRANDE ASSEMBLEIA GERAL PELA VALORIZAÇÃO

Em Aparecida de Goiânia, iniciamos 2025 sem o pagamento do salário dos funcionários públicos do município, sem sinal do cumprimento do Piso dos professores e reajuste dos administrativos. Tudo isso em decorrência do governo do mesmo grupo político, que segue a mesma engrenagem de todos os outros, tirar do povo para beneficiar os seus. Devemos preparar uma grande Assembleia pelo cumprimento dos direitos!

Começamos o ano com luta em Assembleias e proposta de greve pelo pagamento do salário. O Comando de luta defendeu o não início das atividades escolares até o pagamento integral. Porém, em Assembleia decisiva todas as entidades sindicais oficiais e seus dirigentes iniciaram a mesma fazendo uma defesa pesada e em bloco da proposta do prefeito de parcelamento do salário. Muitos trabalhadores são administrativos e recebem menos que salário mínimo, e mesmo assim tiveram seus salários parcelados. Uma vergonha para os dirigentes sindicais que dizem defender o trabalhador! Jamais esqueceremos!

Agora, recebendo a segunda parcela do último salário de 2024, não há nem sinal do pagamento do Piso salarial dos trabalhadores da educação, que esse ano será de apenas 6,27%,  nenhuma indicação de reajuste do salário dos administrativos, e de sua porcentagem. Não há satisfação, como se essa verba pertencesse a eles. Não podemos deixar passar mais essa injustiça, temos que ir à luta em defesa do pagamento do piso e do reajuste dos administrativos para o início do ano.

Essa tempestade que enfrentamos tende a se agravar. O imperialismo enfrenta uma crise sem precedentes, principalmente o Ianque, e no Brasil não é diferente, com seu capitalismo burocrático, em que as classes dominantes estão a serviço desse sistema, impõe ao povo diversas medidas como: contrarreformas trabalhista e previdenciária, os Pacotes de contenção de gastos como o Arcabouço Fiscal e as políticas de privatizações que precariza ainda mais a vida do povo pobre.

Os reflexos disto sentimos em todos os estados e municípios. Em Aparecida, na educação, o piso que está defasado e não é cumprido, plano de carreira dos administrativos que proporcionam menos que salário mínimo, licenças não cumpridas, progressões e titularidades não pagas, salas de aula super lotadas, estruturas precárias, educação infantil perdendo a integralidade do atendimento e sem concurso há mais de 10 anos. 

Precisamos ir à luta pelo pagamento do Piso e por um novo plano de carreira que realmente valorize os administrativos da educação.

Não devemos confiar as nossas demandas a um governo e sua políticas oportunistas que dominam os sindicatos. Se ficarmos calados e inertes teremos mais direitos cortados ou parcelados em 10 vezes para uma próxima encarnação.

Não podemos continuar na invisibilidade, a única maneira de sermos ouvidos é fazendo greve, denunciando e mobilizando a comunidade escolar sobre a situação precária em que se encontra a educação.

POR VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO!

NENHUM DIREITO A MENOS!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E QUE SIRVA AO POVO!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

NOTA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA FRENTE AO ATRASO SALARIAL DOS SERVIDORES

A comunidade escolar vem a público manifestar total repúdio à postura do prefeito eleito, Leandro Vilela, que, ao assumir a gestão da cidade, recusou-se a quitar os salários atrasados dos servidores da educação. A desculpa de que a dívida foi herdada da administração anterior, do ex-prefeito Vilmar Mariano, é inaceitável. Diz o ditado: “Casou com a viúva, tem que criar os filhos.” Assumir o governo é também assumir as responsabilidades, sejam elas sucessos ou problemas deixados por gestões passadas.

 Não podemos ignorar que o ex-prefeito Vilmar Mariano, responsável pela dívida deixada, sempre foi aliado político do grupo que governa a cidade há 16 anos, foi vice do apadrinhado de Maguito, Gustavo Mendanha, que por sua vez hoje é aliado de Leandro Vilela, que é primo de Daniel Vilela vice de Caiado, que lembremos, ao assumir o estado não pagou o salário atrasado dos servidores. A gestão desastrosa que resultou no atraso dos salários é reflexo direto dessa continuidade política, tornando a ingerência na administração pública uma responsabilidade total desse grupo que há tanto tempo detém o poder. Portanto, a atual gestão de Leandro Vilela não pode se eximir de sua obrigação, pois é fruto da mesma base política que há anos conduz a cidade.

É inadmissível que os servidores da educação, que têm direito a um salário digno, fiquem desamparados. É importante lembrar que a educação possui recursos próprios, como os do FUNDEB. Então, questionamos: onde está o dinheiro que deveria garantir o pagamento desses profissionais?

Reforçamos ainda que essa situação é agravada pela omissão dos vereadores, responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público. Como fiscais e representantes do povo, nada fizeram na gestão anterior para evitar esse caos. Hoje, mesmo recebendo os maiores salários do Brasil e tendo aprovado para si um imoral reajuste de 40%, seguem em silêncio diante dessa crise.

A educação pública de Aparecida enfrenta um caos há anos: o plano de carreira de todos os servidores não é respeitado, há mais de dez anos sem a realização de concurso público, e as salas de aula estão superlotadas. As instituições não são suficientes para as gigantes filas de crianças sem vagas, para “resolver” esse problema tiram das crianças de 4 e 5 anos a integralidade do atendimento, com mais um ataque ao povo aparecidense.

Deixamos claro que, sem salário, não haverá aula. O prefeito Leandro Vilela deve, urgentemente, tomar medidas para resolver esse problema, garantindo o pagamento INTEGRAL dos servidores e demonstrando respeito pela educação e pela população.

EXIGIMOS RESPEITO E AÇÃO IMEDIATA. Basta de omissão!

Contamos com o apoio da comunidade escolar, incluindo pais, mães e responsáveis pelos estudantes e crianças, que são o futuro da Nação. Assim como vocês, pais e responsáveis, nós, professores e trabalhadores da educação, também somos pais e mães de família. Também pagamos nossas contas com o fruto do nosso trabalho e ofício, e merecemos, no mínimo, respeito e dignidade.

Diante de tudo o que foi exposto, convocamos toda a população a se unir em um grande ato de luta pela valorização da Educação e da Saúde! No dia 07 de janeiro, às 9h, estaremos em frente à Prefeitura exigindo o pagamento INTEGRAL dos nossos vencimentos. A sua presença é fundamental para fazermos ecoar nossa voz e conquistarmos o respeito que merecemos!

SEM SALÁRIO NÃO HAVERÁ O RETORNO DAS AULAS! 

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!

Educação valorizada é cidade desenvolvida.



Assembleia com manifestação e indicativo de greve

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, convoca toda categoria para a assembleia com manifestação e indicativo de greve. Vamos nos juntar aos (as) nossos (as) companheiros (as) da saúde, e exigir o pagamento do salário atrasado.

Terça-feira, dia 07/01 às 09 horas na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Sem pagamento, sem retorno!