O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, saúda as professoras e os professores em seu dia, momento de celebrar nossa resistência e de lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Nesse 15 de outubro, o prefeito Gustavo Mendanha, presenteia a categoria com a autorização de retorno presencial de aula com 100% dos alunos e alunas em sala, a partir de segunda-feira, dia 18-10-21. De forma dissimulada, finge se preocupar com o contágio da covid-19, uma vez que pede para as escolas garantirem o distanciamento de 1m entre os alunos e de 2 m entre esses e seus professores.
Sabemos que isso é IMPRATICÁVEL na maioria das escolas, pois essas têm um número enorme de alunos por sala e os seus espaços são pequenos. Ou seja, o prefeito decreta o impossível!
Então, como comemorar, dada a situação histórica de desvalorização dos (as) professores (as) em nosso país? Baixos salários, jornada de trabalho exaustiva, controle da prática docente, retirada de direitos trabalhistas e adoecimento dos profissionais.
Somam-se a todos esses agravantes a pandemia da Covid-19, que colocou novos desafios aos professores, com o ensino remoto, precarizando ainda mais o trabalho docente e a aprendizagem dos alunos, submetendo cada vez mais a escola e os estudantes à lógica do capitalismo.
Esse 15 de outubro, é dia de celebrar a LUTA dos professores e professoras, que são resistência diante de todos os ataques do governo nacional, estaduais e municipais. São estes, que garantem e lutam pela educação dos filhos do povo, e que são exemplo para todos os outros.
A maioria das histórias de vida no mundo tiveram a importante contribuição de um professor (a), não somente histórias "famosas", mas principalmente de todas as outras, do João, da Maria, de todo povo que teve a oportunidade de ter acesso a um professor (a) comprometido (a), que apesar de todos os obstáculos consegue fazer diferença. Nenhum outro profissional tem o poder de impactar o futuro como o professor (a).
Ser professor e transformador é ser hoje a resistência!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário