segunda-feira, 17 de outubro de 2022

RETROCESSO EM APARECIDA! EXIGIMOS CONCURSO JÁ!

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia repudia o processo simplificado que será aberto pela Sme, publicado em diário oficial no dia 04 de outubro, logo após a vitória de candidatos que todos sabem, defendidos e apoiados por funcionários da Sme. Não seria essa uma forma de pagar algumas das promessas a cabo eleitorais?!

É um absurdo quase 10 anos sem concurso para educação, e todas as gestões que ali passaram não fizeram nada. Dizem que valorizam a educação, como? Desrespeitando a lei que assegura concurso público para provimento desses cargos?

Mas afinal, qual é a importância de defender o concurso?

Às vezes, é bom olhar para trás para entender os avanços e retrocessos da sociedade. É bom para valorizar o que conquistamos, bem como para lutar para que esses direitos permaneçam vigentes e sejam respeitados de fato pelo Poder Público.

Vocês sabiam que a adoção dos concursos na esfera pública brasileira foi uma medida necessária para diminuir pressões políticas e que os cargos públicos no Brasil Colônia era uma troca de favores?!

Isso mesmo! Uma troca de favores entre a Coroa e os sujeitos influentes da sociedade. Vejam quão absurdo! Haviam cargos vitalícios que eram passados de pai para filhos.

Qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência! São sanguessugas que se encontram no aparelho público desde os primórdios. 

COM MUITA LUTA vencemos esse modelo antigo e ultrapassado, conquistamos dois critérios que permanecem nos dias atuais: o ingresso por meio de concurso e a estabilidade no cargo, e também se disseminou a necessidade da competência técnica, a qual se tornou uma exigência para a admissão em qualquer cargo.

Daí em diante, o concurso passaria a ser o meio de ingresso oficial na carreira pública, ou seja, essa seria a via para ocupar qualquer emprego público no país.

Aparecida de Goiânia nos tempos da colônia

A educação em Aparecida de Goiânia se encontra nos tempos da colônia, um retrocesso sem igual, uma quantidade absurda de contratos, e quando questionados arrumam mil desculpas para não realizarem concurso.

Mas, a realidade é uma só:

• Contrato só tem direito a 3 dias de atestado, passou mal, está morrendo, vai trabalhar assim mesmo ou passa fome, pois senão seu salário é cortado. 

• Deparou-se com a precária situação que se encontra a educação, fica caladinho, porque se manifestar é mandado para uma instituição bem distante ou demitido. 

• E que aceitem receber sem todos os direitos previstos em lei, porque se reclamar já sabe...

Nada melhor para Sme do que funcionários que vejam tantos absurdos e fiquem calados, que não se posicionem frente a construções de projetos antidemocráticos. Que não ousem denunciar quando tudo está errado!

Defender o concurso público é necessário e urgente!

Trabalhadores da educação,  se levantar e defender o concurso público é garantir uma educação de qualidade para as crianças, é garantir um mundo menos injusto para seus filhos e netos, imaginem eles doentes e não terem direito a cuidar de sua própria saúde. A luta por um mundo melhor começa agora e passa também por isso.

Vamos juntos exigir concurso já para a educação de Aparecida de Goiânia!

Por uma educação pública e de qualidade!

Nenhum direito a menos!

Trabalhadores uni-vos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário