FALTAM VAGAS MESMO COM R$ 12.000.000,00 EM CAIXA.
O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia denuncia o descaso da Secretaria de Educação e Esporte (SEMEC) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em relação a enorme fila de famílias que aguardam vagas para seus filhos em Escolas e Cmeis, principalmente os de 4 e 5 anos.
A situação é difícil, pois as famílias deixam de trabalhar para tentar resolver este problema. Segundo os pais, há um jogo de empurra e empurra. Ao procurar os Cmeis e escolas, estes superlotados e sem vagas, orientam os pais a procurar a SEMEC, que deveria ter o total controle da situação. Porém, a SEMEC joga a batata quente de volta para as escolas e Cmeis superlotados. Em outros casos, a SEMEC quer matricular crianças de uma mesma família em regiões diferentes, um verdadeiro caos. Tudo isso por falta de vagas suficientes.
A Emenda Constitucional nº 59∕2009 assegura o atendimento OBRIGATÓRIO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS em Cmeis e Escolas, mas infelizmente Aparecida de Goiânia segue violando a Constituição. Embora em 2018, diversas Escolas do Ensino Fundamental, passassem a oferecer vagas para crianças de 4 e 5 anos (Pré-escolas), sem o mínimo de estrutura para isso, ainda há um grande número de crianças dessa faixa etária fora da escola, aguardando um cadastro de reserva sem nenhuma perspectiva de matrícula, o que é uma verdadeira violação da Lei. A rotina escolar do ensino fundamental também é diferente da rotina da educação infantil/pré-escola o que acaba por negligenciar direitos e não garantir segurança às crianças já matriculadas . As escolas não foram preparadas previamente para recebê-las, embora a SEMEC tivesse tido um prazo de 9 anos desde a criação da emenda constitucional.
Segundo o jornal O Popular do dia 27-01-2018, “mais de R$ 12 milhões foram enviados nos últimos seis anos para obras de 47 creches que ainda nem começaram em Goiânia e Aparecida de Goiânia, esses convênios se encerram em 2018 e esse montante pode retornar para a União”. O que é um absurdo!
Estes recursos saem de nossos bolsos, por meio de vários impostos abusivos que pagamos diariamente. Contundo, por descaso, incompetência e corrupção dos políticos não chegam ao seu objetivo, que é atender as necessidades básicas do povo, como a Educação.
Como consta na matéria “se Iris, Mendanha e seus antecessores (Paulo Garcia e Maguito Vilela) tivessem executado os projetos, 11 mil crianças de até cinco anos poderiam ter sido beneficiadas”.
Para onde foi esse dinheiro? O povo precisa de Cmeis e Escola. As escolas já construídas estão caindo aos pedaços, precisam de manutenção! São várias as necessidades da educação, como o investimento em novas Escolas e Cmeis, e pagamento dos direitos dos Trabalhadores da Educação. Por qual motivo, portanto, estas verbas estão paradas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário