quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

NOTA DE REPÚDIO AO ATO CRIMINOSO DA VALE EM BRUMADINHO

O Sindicato Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia vem, por meio desta, prestar solidariedade às vítimas da tragédia em Brumadinho e seus familiares. Até o momento já foram confirmadas, pela defesa civil, 165 pessoas mortas, enquanto ainda há 160 desaparecidos.

O que aconteceu em Brumadinho foi um crime premeditado contra mais uma cidade explorada por mineradoras que visam apenas o lucro e em nada se preocupam com as vidas ceifadas, famílias inteiras destruídas, trabalhadores soterrados, rios mortos e uma destruição incalculável do meio ambiente.

Esse crime ocorrido em Brumadinho, bem como em Mariana em 2015, é um crime hediondo e os donos das mineradoras precisam ser punidos juntamente com o governo que sempre lavou a mão para não fiscalizar a segurança dessas barragens.

Como em Mariana, a negligência foi determinante para essa tragédia. A imprensa noticiou que duas inspeções feitas, meses antes, na barragem de Brumadinho, apontaram falhas na estrutura das mesmas e mesmo assim os engenheiros da Vale atestaram a segurança para que a mineradora continuasse suas atividades. A justiça determinou a prisão provisória dos mesmos, bem como de outros executivos da empresa, no entanto já conseguiram a liberdade, concedida pelo STF poucos dias depois da prisão. Essa soltura dos envolvidos não é nenhuma novidade para o povo brasileiro que já está cansado de saber que pessoas com grande poder econômico nunca são punidas nesse país.

O ato criminoso, o qual nos recusamos a tratar como acidente, ocorreu na tarde do dia 25 de janeiro, no momento em que centenas de pessoas estavam trabalhando. Inclusive,  denunciamos que é terrorismo e totalmente absurdo  colocar  instalações abaixo de qualquer barragem, e muito mais grave é construir esse tipo de barragem ao lado de casas residenciais.

O Estado tem que acelerar e realmente  obrigar as mineradoras a instalarem barragens de tipo mais seguro, como alteamento a jusante, linha de centro e etapa única, que são mais caros. Porém, como se já não bastasse a espoliação de nossas riquezas minerais por outras nações ou para exportação, as mineradoras preferem esse tipo de barragem por alteamento a montante ou desconhecido, que são mais baratos e muito mais inseguros, que necessitam de fiscalização contínua, o que não acontece. Para eles as vidas dos seres humanos, dos animais, das plantas e todo o meio ambiente, não vale nada!

Mais uma vez, o povo, o trabalhador vai chorar suas lágrimas, enterrar seus mortos com a certeza de que pouco será feito por eles em termos de justiça. Nenhum dinheiro, nenhuma indenização apagará essa tragédia da memória daqueles que perderam TUDO, inclusive a dignidade em nome da exploração devastadora e capitalista. A punição para os responsáveis, se vier, amenizará, um pouco, a dor e o sofrimento do povo da cidade de Brumadinho, mas será incapaz de abrandar essa  indignação. A sensação de mãos amarradas, o nó na garganta ante a tanto descaso e impunidade jamais deixará de existir enquanto o lucro valer mais que a vida de milhares de trabalhadores.

Ao povo de Brumadinho, ao povo de Mariana e à todas e todos bravas e bravos trabalhadoras e trabalhadores que sustentam esse país, nosso respeito, nossa solidariedade, nosso apoio e nossa consideração. 

Defender o povo de todo coração! 

Pela punição aos responsáveis pelo crime hediondo em Brumadinho e em  Mariana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário