segunda-feira, 20 de maio de 2019

DESABAFO DE UM PAI DE ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

"Várias escolas de Aparecida de Goiânia da Rede Municipal estão sem as aulas de educação física pela falta do profissional graduado em educação física, um exemplo é a escola da minha filha (Guiomar Rosa) que desde janeiro não tem as aulas. Já outras escolas que estão aplicando as aulas estão fazendo via pedagogo através de atividades recreativas já que esse profissional não pode exercer ou aplicar as aulas de educação física, pelo simples fato de que pode ser compreendido como exercício ilegal da profissão. E em alguns poucos casos tem as aulas porque tem o professor graduado em educação física.  

A Secretária Valeria Pettersen tem boa vontade, mais não apresenta uma solução concreta para que as aulas de educação física sejam aplicadas conforme manda a lei federal conhecida como LDB como parte obrigatória do currículo da educação básica e fundamental. A Secretária inclusive se vale de um embasamento na Resolução 7 do Conselho Nacional de Educação, embasamento esse que já foi considerado "improcedente" pelo TRF da Primeira Região de Minas Gerais. 

O Prefeito Gustavo Mendanha também tem boa vontade e até pela formação em Educação Física representa bem o exemplo do que a educação física e o profissional formado nessa área pode fazer pelas nossas crianças, mais também não oferece uma solução pratica de curto, médio e longo prazo para que se resolva o impasse. Nós pais e responsáveis  pedimos a sua ajuda e também a deles para que possa se concretizar e resolver de vez essa questão. 

1. Curto Prazo: Contratação Imediata de Profissionais Formados em Educação Física via contrato temporário.

2. Longo Prazo: Apresentação de Projeto de Lei a exemplo de outros municípios e estados que deixa claro que o profissional responsável pelas aulas de educação física é aquele formado em educação física. 

3. Longo Prazo: Revisão de todos os PPPs para 2020 (Projetos Politico Pedagógicos) das escolas para que a educação física tenha sua finalidade não só bem apresentada nos fundamentos teóricos pedagógicos como também exemplificada no plano de aulas e que não se faça junção com artes que é outro componente curricular obrigatório e que deve ser complementar participativo e não a mesma coisa.

Se você que está lendo, concorda comigo, tem contatos que podem ajudar, ligue para eles, apresente essa ideia, peça a ajuda para que chegue ao maior numero possivel de pessoas. 𝗖𝗢𝗠𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗟𝗛𝗘. 

𝘚𝘦 𝘷𝘰𝘤ê 𝘢𝘤𝘩𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘪𝘴𝘴𝘰 𝘢𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘤𝘦 𝘴ó 𝘦𝘮 𝘈𝘱𝘢𝘳𝘦𝘤𝘪𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘎𝘰𝘪â𝘯𝘪𝘢, 𝘧𝘪𝘴𝘤𝘢𝘭𝘪𝘻𝘦 𝘴𝘦𝘶 𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤í𝘱𝘪𝘰, 𝘴𝘦𝘶 𝘦𝘴𝘵𝘢𝘥𝘰 𝘦 𝘷𝘦𝘳á 𝘲𝘶𝘦 𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢çã𝘰 𝘧í𝘴𝘪𝘤𝘢 é 𝘥𝘦𝘴𝘤𝘰𝘯𝘩𝘦𝘤𝘪𝘥𝘢, é 𝘯𝘦𝘨𝘭𝘪𝘨𝘦𝘯𝘤𝘪𝘢𝘥𝘢 𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘢𝘴 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘯ç𝘢𝘴 𝘯𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢çã𝘰 𝘪𝘯𝘧𝘢𝘯𝘵𝘪𝘭 (𝘤𝘳𝘦𝘤𝘩𝘦, 𝘤𝘮𝘦𝘪, 𝘦𝘵𝘤.) 𝘦 𝘯𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢çã𝘰 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 (1º 𝘢 5º) 𝘢𝘯𝘰, 𝘯ã𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢çã𝘰 𝘧í𝘴𝘪𝘤𝘢 𝘰𝘶 𝘢𝘴 𝘵𝘦𝘮 𝘢𝘵𝘳𝘢𝘷é𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘪𝘴 𝘱𝘦𝘥𝘢𝘨𝘰𝘨𝘰𝘴 𝘰𝘶 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘮𝘢𝘨𝘪𝘴𝘵é𝘳𝘪𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘯ã𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘳𝘪𝘢𝘮 𝘮𝘪𝘯𝘪𝘴𝘵𝘳𝘢𝘳 𝘦𝘴𝘴𝘢𝘴 𝘢𝘶𝘭𝘢𝘴, 𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘯ã𝘰 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢çã𝘰, 𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘦𝘹𝘦𝘳𝘤í𝘤𝘪𝘰 𝘪𝘭𝘦𝘨𝘢𝘭 𝘥𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴ã𝘰.  

Assine: bit.do/educacaofisicaja "

Texto fielmente publicado e autorizado pelo autor Ricardo Rocha. 

Assine a petição pública! Pais, pedagogos e profissionais de educação física, todos juntos pela qualidade na educação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário