quarta-feira, 18 de agosto de 2021

ESCLARECIMENTOS AO PREFEITO BLOGUEIRO

Esclarecimentos ao prefeito blogueiro

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia vem a público se manifestar acerca das declarações desrespeitosas aos professores que aconteceram durante a última live do prefeito Gustavo Mendanha. E ainda solidarizar com os  servidores e servidoras da E. M. Guiomar Rosa publicamente citada na live.

Que prefeito é esse que  não sabe como a educação de seu município funciona? Um prefeito que não pagou o piso salarial e data base, que não sabe que suas escolas estão sucateadas, que os trabalhadores da educação pagam o combustível e internet para trabalhar e que trabalham muito mais do que são remunerados, tanto nas instituições, quanto em suas casas.

Onde o prefeito estava que não sabia de todas essas demandas da educação? Fazendo propaganda na TV, dizendo que em Aparecida tudo está lindo, inclusive a educação! Agora ele diz não conhecer nada?

Suspeitamos  primeiramente de que essa pessoa, mãe de aluno da escola supracitada, foi escolhida a dedo, no intuito de expor os servidores e servidoras. Uma maneira vil e cruel de perseguir a escola que foi palco de denúncias das péssimas condições das instituições diante do retorno das aulas presenciais, inclusive de vários casos de contaminação entre os trabalhadores. 

Gostaríamos de esclarecer que a E.M. Guimoar Rosa, bem como as demais instituições escolares não receberam EPIs para alunos e servidores. Cada um desses sujeitos providenciou seu próprio equipamento: máscara, álcool 70%, capote, faceshield, luvas, entre outros. Da mesma maneira que, durante todo o ensino remoto, a prefeitura e SEMEC também não arcaram com nenhum custo dessa modalidade de ensino, tudo ficou a cargo de alunos e professores. A secretaria de educação, em 1 ano e meio de pandemia, não se preparou de maneira eficaz para receber as crianças e servidores no retorno presencial. 

Foi determinação da Semec que as escolas recebecem  presencialmente 30%  das crianças por semana, divididos em grupos,  por 4 dias durante 4horas e, que às sextas-feiras, durante 2h os professores atendessem  aos alunos que estariam em ensino remoto, no rodízio ou por entender que não é o momento de retorno diante das novas variantes e a possibilidade de uma terceira onda de casos e óbitos.

O prefeito demonstra desconhecer essa diretriz da secretaria de educação, a maior pasta pública do município, dizendo que iria conversar com o responsável pela mesma. Saindo pela tangente, como sempre faz ao ser confrontado. Não defendeu os servidores e servidoras e deixou que fosse dito que "os pais estão dando aula no lugar dos professores", será que o prefeito pensa que "dar aula" é apenas explicar ou auxiliar uma criança em uma atividade? Onde ficam o planejamento das aulas e das atividades? A correção, a revisão, a avaliação, o replanejamento, o lançamento no gemul e a alimentação da plataforma AVAP?  Que também não foi inventada, nem implantada pelos professores. Tudo foi uma determinação da SEMEC com o aval do prefeito. Por que o prefeito não defendeu sua própria gestão da educação? Ou será que o mesmo anda tão ocupado com lives, mídia e viagens aos municípios goianos que têm deixado de governar a cidade? 

Essa pessoa que fez o desabafo, colocou pra fora, de forma equivocada, suas angústias e dores sobre o ensino remoto que também são compartilhadas pelos  professores e professoras, que desde abril de 2020 têm se desdobrado para ensinar de uma forma totalmente nova. Transformando sua casa em sala de aula, abrindo sua própria privacidade para dezenas de famílias de alunos, arcando com os custos e  inclusive divulgando seu número pessoal de telefone e email, trabalhando muito mais que as tais 30 hs semanais para quais somos remunerados. 

Devemos sim, cada um de nós, enquanto cidadãos cobrar uma educação de qualidade para os estudantes aparecidenses, porém devemos reconhecer que professores e famílias seguraram a educação com sangue e suor durante todo esse tempo. E que a prefeitura não fez o mínimo que deveria ter feito durante todo o tempo de fechamento das escolas. 

A educação está em luta, prefeito, a culpa é sua!



Nenhum comentário:

Postar um comentário