segunda-feira, 5 de setembro de 2022

CAOS NA EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA.

Com o agravamento da crise econômica por todo o globo, as condições do povo pobre só se deteriora, o que inclui a educação pública e gratuita.

Em Aparecida de Goiânia a situação da educação é de calamidade: Instituições abandonadas! As principais vítimas são os estudantes, suas famílias e os servidores, sendo esses últimos, os que têm se desdobrado para dar funcionamento às instituições.

Nesse período de campanha eleitoral, a única movimentação que observamos na Semec é a de captação de possíveis eleitores para seus candidatos, uma verdadeira equipe paga com dinheiro público trabalhando em prol de políticos que nunca fizeram nada que fosse realmente importante para a educação dos filhos do povo.

A prova disso, são as instituições totalmente sucateadas, salas de aula, banheiros, refeitórios  que não comportam a quantidade de crianças que recebem diariamente. Faltam mesas e cadeiras para os estudantes se acomodarem. Faltam materiais pedagógicos. Quando o Comando expõem essa situação sempre vêem com a mesma frase de efeito:   " É só falar do que precisam que arranjaremos!”. Exemplo disso foi quando o Comando cobrou cópias, impressoras e tonners, a resposta foi enfática: isso tem sobrando nas escolas, se não tem é porque a gestão não nos pede".

Queremos todos os materiais necessários para um bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem e consequentemente, dos estudantes enquanto seres críticos, pensantes. E não esse bando de projetos milionários que a SME tem comprado sem escutar os profissionais da educação.

O déficit de funcionários é tanto, as funcionárias terceirizadas da limpeza têm auxiliado as professoras e mesmo assumido turmas, sendo que não recebem e não tem formação para isso. Desvio de função.

Agora suponhamos que as escolas e cmeis tivessem que atender os filhos dos burgueses, tudo seria da forma como está? As crianças dormiriam amontoadas nos Cmeis pela falta de espaço? Funcionários da limpeza assumiriam funções educativas? Faltaria materiais pedagógicos? Claro que não!

Nossos planejamentos pedagógicos, estão sendo engolidos por formações de última hora, os poucos momentos que temos para discutir a situação de nossas instituições, de entender e debater sobre a educação aplicada à nossa realidade... E por quê? Porque trabalhadores da educação organizados e mobilizados é dor de cabeça para a SME, principalmente em época de eleição.

Nós do Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia repudiamos a forma como a educação está sendo tratada, exigimos concurso para suprir o imenso déficit, exigimos que todos nossos direitos sejam respeitados e principalmente que os filhos do povo sejam respeitados, nossos estudantes não merecem isso e lutaremos por uma educação pública, gratuita que os sirvam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário