segunda-feira, 16 de setembro de 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CONCURSO DE APARECIDA

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia informa, através de relato de servidores, que o Tribunal de Contas do Município (TCM) recebeu uma denúncia encaminhada pela 18ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, referente ao concurso público do município, regido pelo Edital nº 003/2024.

A denúncia aponta possíveis irregularidades na contratação do Instituto ACCESS, que foi selecionado para realizar o concurso por meio de dispensa de licitação.  O valor estimado para a execução do certame é de R$ 3.040.000,00, com base nas taxas de inscrição. No entanto, o TCM está investigando a questão, uma vez que, há indícios de que o valor arrecadado possa ser maior que o estimado, resultando assim, em superfaturamento e prejuízo aos cofres públicos.

Ao que tudo indica, uma tentativa de golpe em formato de rachadinha para lesar os Aparecidenses interessados em alcançar um cargo público, e ficar a ver navios como foi o concurso de 2013 que foi prorrogado até 2018 deixando mais de 2 mil candidatos no cadastro de reserva mesmo com um déficit de quase 1 mil servidores na rede (na época) que paga o preço até hoje. Com algumas instituições recebendo pessoas do processo seletivo e dezenas de instituições arcando com déficit tendo que remanejar coordenadores, assistentes educacionais e até servidores administrativos terceirizados para suprir a falta de professores e agentes educativos, para que as famílias aparecidenses continuem a acreditar que suas crianças estão sendo deixadas nas mãos de educadores. 

O concurso público é muito importante, significa um avanço nas relações de trabalho e um serviço de excelência para a sociedade, conquistado pelos trabalhadores com muita luta. Devemos estar atentos e cobrando pelo seu cumprimento, afinal, faz 11 anos desde o último certame, revelando o descaso com a educação em Aparecida de Goiânia.

O período das eleições municipais tem deixado mais uma vez escancarado a incompetência governamental em cumprir com um direito básico dos filhos e filhas dos contribuintes da cidade. A cada ciclo eleitoral chegamos a mesma conclusão, somente promessas. O Comando de Luta defende que nós trabalhadores da educação temos que estar organizados e em luta, que possamos ser agentes transformadores da realidade de nossas instituições e da educação em Aparecida em Goiânia.

Por isso, se faz necessária a organização dos trabalhadores da educação para cobrança do concurso público.

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E QUE SIRVA AO POVO!

CONCURSO JÁ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário