quarta-feira, 6 de junho de 2018

INFORME SOBRE A ATA DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORES (AS)

Essa semana, nas escolas e CMEIs do município de Aparecida de Goiânia, chegou a determinação informal (sem ofício) da SEMEC de que a instituição deve redigir uma ata optando pela eleição de diretores para junho ou novembro de 2019, eleição essa, que de acordo com a Lei Municipal Nº 2861/2009 deveria ocorrer em novembro de 2018. A determinação não deixa opção, é clara e objetiva os servidores devem optar pela realização das eleições em junho ou novembro de 2019, essa opção deve ser registrada em ata e assinada por todos os trabalhadores da educação.

Essa atitude fere os direitos dos trabalhadores, primeiro, porque não foi feita formalmente, via ofício como deveria ser. Segundo, porque não há nenhum documento que respalde a troca de datas da eleição de diretores (as) que, de acordo com a Lei 2861/2009, tem que ocorrer de dois em dois anos. 

A justificativa é que a mesma atrapalha as eleições majoritárias (de presidente a deputados (as) estaduais) que ocorrerão neste ano. O que é uma inverdade, pois desde 2010 as eleições para diretores (as) e secretários (as) das escolas e cmeis acontecem de forma tranquila nas instituições educacionais sem atrapalhar em nada o trâmite das eleições.

Percebe-se tal atitude, como mais uma estratégia da SEMEC em conluio com vereadores e Sintego para burlarem a Lei Municipal por interesses próprios e puramente eleitoreiros, e, num futuro próximo extinguir a lei das eleições democráticas nas escolas municipais com o respaldo das ATAS ASSINADAS PELOS TRABALHADORES. 

Não se pode aceitar tal imposição. É muito importante que seja exigido  o cumprimento da lei,  em ata, que as eleições para diretores ocorram este ano. Portanto, é de suma importância não aceitar, nem ASSINAR essa imposição da SEMEC propositalmente feita de última hora, num período em que toda a educação está voltada para as festas juninas e o fechamento de semestre. 

Lutemos em defesa da educação. 

Eleição para gestão é o primeiro passo para uma educação democrática. Não podemos abrir mão de mais esse direito!

Não ao coronelismo dos vereadores e da SEMEC!


Nenhum comentário:

Postar um comentário