sábado, 5 de outubro de 2019

INFORME SOBRE A VOTAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS ADMINISTRATIVOS

O Comando de Luta informa que esteve presente no dia 03/10/2019, quinta-feira, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia  para acompanhar a votação do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos administrativos. 

Primeiro, gostaríamos de esclarecer que o Comando faz parte da "Comissão pela Educação" desde abril. Desde então, em  nenhum momento foi discutido o PCCV, embora fosse sempre cobrado por todos. 

O Comando só teve acesso ao Plano de Carreira no fim da tarde de terça-feira, juntamente com o restante da categoria, via WhatsApp, informalmente.

Como não somos dispensados para a função sindical,  precisamos correr contra o tempo para poder acompanhar reuniões, estudar todas as mudanças e ainda trabalhar em dois turnos (situação da maioria dos membros do Comando). Sendo assim, não houve tempo hábil para reunir e discutir sobre o novo Plano de Carreira.

Recebemos vários  questionamentos dos servidores, principalmente das/os merendeiras/os e auxiliares de serviços diversos, que estavam indignados com a tabela salarial entre  outros pontos do Plano de Carreira.

Diante disso, o Comando chegou cedo à Câmara para estar ao lado dos trabalhadores nesse momento tão importante. Pedimos para intervir, no entanto, ao abrir a sessão, o presidente inscreveu apenas 3 pessoas, a secretária de educação, cultura e turismo, o Sintego e uma servidora ASD (que chegaram muito depois) e fechou as inscrições.


A representante do Comando insistiu para se pronunciar, mas o vereador Araújo se posicionou contra, argumentando que o Sintego estaria ali pra representar a categoria. Mas os trabalhadores ali presentes, manifestaram-se a favor do pronunciamento da representante do Comando, como um direito democrático. E foi garantida a intervenção. 

O Comando usou a palavra para levantar várias questões, como enquadramento das funções, do percentual de reajuste, além de mais tempo para que a categoria pudesse estudar o novo Plano de Carreira e se posicionar diante do mesmo, pois trata-se da vida profissional desses/as trabalhadores/as. Também defendemos que todos participem desse processo e não apenas um administrativo de cada escola. Para que essa parcela da categoria conheça e entenda as alterações propostas. 

O presidente da sessão chegou a contrapor a fala da representante do Comando por ela ser professora e não administrativo, e que portanto ela nem deveria estar ali. Deixamos claro, que para nós, todos/as fazemos parte da educação e que vamos estar sempre na defesa dos direitos de  TODA categoria.

A sessão foi interrompida depois das falas, e depois foi suspensa a votação. O motivo foi a falta de quórum por conta das ausências de vereadores, logo marcaram outra sessão para o dia 08/10, terça-feira às 9h. 

Conclamamos a categoria em geral à APOIAR os/as nossos/as companheiros/as Administrativos/as que sempre são sacrificados/as dentro de nossas escolas, que recebem uma remuneração baixíssima e precisam do apoio de todos/as os trabalhadores/as da educação para terem seus direitos (que já são mínimos) reconhecidos.

Também conclamamos à todos/as administrativos para estudarem esse novo Plano de Carreira e se fazerem presentes na Câmara no dia da votação  nesse momento decisivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário