segunda-feira, 3 de agosto de 2020

NOTA DE REPÚDIO ÀS SONDAGENS DA SEMECT

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia vem por meio desta repudiar todos esses informativos vindos por parte da SEMECT que se referem à sondagem de uma  possível volta às aulas presenciais em plena pandemia.

Entendemos que informativos como esses são uma forma monstruosa de fazer terrorismo com os trabalhadores da educação, uma vez que todos se sentem pressionados a voltar a qualquer momento para seus postos de trabalho, sem nenhuma garantia de segurança com relação a transmissão do covid-19 por terem ameaçados seus salários e dobras. 


Analisando o perfil das vítimas fatais do covid-19 no Brasil, todos os trabalhadores se encaixam no grupo de risco. Reiteramos nosso repúdio a esses informes da SEMECT, pois vemos nisso uma forma de causar pânico na categoria e pressionar para uma volta precoce e genocida para servidores e estudantes. Sabemos que as escolas públicas brasileiras estão longe de estarem preparadas para receber funcionários, alunos e a comunidade escolar em meio a uma pandemia que faz novas vítimas todos os dias nesse país.


Pessoas têm morrido todos os dias,  estando saudáveis, em plena atividade de suas funções. São trabalhadores e trabalhadoras jovens que foram empurrados de volta ao trabalho, fazendo uso de ônibus lotados para não perderem seus empregos. Há estudos que comprovam que o Brasil é o país com maior número de óbitos em grávidas e bebês em decorrência da covid-19. A teoria de que o grupo de risco são pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades tem se tornado uma desculpa esfarrapada usada por governantes e feito vítimas de todas as idades.

Repudiamos a convocação presencial de servidores administrativos a irem às escolas e outras secretarias, pois é sabido que muitos deles se contaminaram e perderam a vida por estarem sendo forçados a comparecerem aos postos de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário