sábado, 16 de janeiro de 2021

DIZEMOS NÃO À RETIRADA DAS DOBRAS NOS CMEIS!

Em toda rede corre a notícia de que os Cmeis não terão dobras enquanto não voltarem as aulas presenciais. O Comando de Luta manifesta seu total repúdio a essas ameaças.


Devido a pandemia, as crianças estão desde o ano passado prejudicadas pela falta das aulas presenciais e agora serão ainda mais com a retirada dos(as) profissionais da educação para ministrarem as aulas remotas. 


Nós, profissionais da educação, sabemos que as crianças da primeira infância são as mais afetadas ao longo prazo, com a impossibilidade das aulas presenciais, pois são as menos autônomas e necessitam de mais auxílio na aprendizagem.


Há etapas/períodos/momentos próprios para o aprendizado no início da vida. Ao pular tais momentos, pode ocorrer  prejuízos na formação das crianças.


É na primeira infância, até os 6 anos de idade que se formam cerca de 90% das conexões cerebrais. O período da educação infantil serve de alicerce para o desenvolvimento de todos os indivíduos. 


As escolas e Cmeis de Aparecida de Goiânia não têm condições alguma de retornarem às aulas presenciais, devido a precária estrutura física e de recursos, como falta de EPIS, por exemplo e as salas pequenas e super lotadas.


As aulas remotas foram implementadas para minimizar os efeitos desastrosos na formação das crianças. Mas agora os pais ficarão sem orientação alguma do que fazer de pedagógico com seus filhos , pois na maioria das vezes eles não têm muito a oferecer.


Qual o interesse da Secretaria ao cogitar a diminuição da quantidade de profissionais que atendem essas crianças nesse momento? Será que foi pensando no desenvolvimento das mesmas? Claro que Não! Só pensam em economizar na educação! Sendo que quase não tiveram gastos durante todos os meses da pandemia. Onde está o recurso do FUNDEB?


Durante a Pandemia, onde os mais afetados são os trabalhadores (as) enfrentando cortes de direitos, desemprego, agora sem o auxílio emergencial, passando pela dor da morte dos seus entes queridos e ainda mais essa, diante do recrudescimento da doença, a Sme decide cortar as dobras nos Cmeis caso as aulas presenciais não voltem. É um absurdo! A educação infantil será ainda mais prejudicada!!


Além dos problemas que afetam a educação infantil, as dobras são fundamentais aos (as) trabalhadores (as) que necessitam trabalhar um período a mais para complementar seus salários, visto que, em Aparecida de Goiânia os direitos mais básicos dos servidores(as) da educação não são cumpridos há tempos: salários defasados, não atualização do Piso, sem retroativos, sem database, sem progressões, titularidades à conta gotas, licenças não concedidas, falta de materiais para trabalho, o que acaba onerando ainda mais os trabalhadores (as) que tiram do próprio bolso, etc.


Portanto, chamamos a categoria a se levantar contra o corte das dobras nos Cmeis. Dizemos não à retirada das dobras!


Não aceitamos mais esse descaso e desrespeito com a educação.


Não aceitaremos nenhuma retirada de direitos!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário