quinta-feira, 24 de novembro de 2022

6° e 7° anos já para os estudantes da região Dom Bosco e Alto Paraíso de Aparecida de Goiânia

6° e 7° anos já para

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia  vem a público se solidarizar com as famílias dos alunos dos 5° e 6° anos dos setores Alto Paraíso, Dom Bosco  e região em Aparecida de Goiânia que estão desesperados com a notícia que as duas escolas estaduais da região. C. E. Dom Bosco e C. E. Alto Paraíso não efetivarão matrículas desses alunos para cursarem sucessivamente o 6° e 7° anos do Ensino fundamental. 

As famílias receberam essa informação de última hora no momento em que se preparavam para a matrícula de seus filhos. A única explicação dada a elas foi de que as instituições supracitadas fecharão essas turmas e que as famílias deveriam procurar escolas em outros bairros de Aparecida de Goiânia. 

Os filhos dos trabalhadores, ainda pré-adolescentes terão que se deslocar para bairros com distância de 8 a 10km de suas residências para terem acesso à educação pública que é  um direito básico mínimo e dever do Estado como consta na Constituição Federal em seu artigo 8° do capítulo I. 

Sendo assim cabe ao governo estadual e/ou municipal assegurar o acesso à educação dos filhos dos aparecidences ou ainda custear um transporte excluivo e seguro para que esses adolescentes não se coloquem em situação de vulnerabilidade ao usar o transporte público e transitar pela rodovia estadual que corta toda essa região da cidade. 

As famílias se encontram angustiadas por seus filhos estarem sendo tratados com tanto descaso pelo poder público que não têm lhes assegurado um direito básico. Estão se mobilizando para uma manifestação nos bairros e  pedem apoio à imprensa.

O Comando de Luta mais uma vez se coloca a disposição do povo para lutar por seus direitos, apoia essa e todas as lutas do povo pobre do campo e das periferias que tanto são negligenciados pelo poder público em todas as suas esferas. 

Lutar e resistir por uma educação pública, gratuita, de qualidade e que sirva ao povo!



Um comentário: