segunda-feira, 25 de março de 2019

SERVIDORES LOTAM CÂMARA MUNICIPAL PELA SEGUNDA VEZ

Na manhã da última sexta-feira, dia 22/03/2019, os servidores da rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia compareceram à Câmara Municipal pela segunda vez essa semana. Eles aguardavam a presença da secretária da educação, Valéria Pettersen, e do secretário de fazenda André Rocha, que deveriam ter sido convocados pela Casa, conforme acordo firmado e registrado em ata entre a Câmara e os servidores na sessão plenária de 19/03/2019.

Os trabalhadores levaram faixas e cartazes com frases de luta em defesa da educação, entre elas uma enfática sobre a secretária:  "FORA VALÉRIA". Os presentes não tinham nada a temer, compareceram mesmo sob ameaça do corte de 3 dias no salário, feitas por alguns diretores através de orientação da SEMEC.

O Sindicato Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia marcou presença fazendo uso da tribuna para expor os grandes problemas que a educação tem enfrentado desde muito tempo e que só  pioraram com a gestão PETTERSEN/MENDANHA: a superlotação nas salas de aula;  retirada dos assistentes educacionais da maioria das escolas; retiradas dos profissionais de educação física, em várias instituições, da função pedagógica para assumir atividades esportivas; retirada do planejamento semanal; e a opressão vivida pelos trabalhadores promovida pela secretaria de educação e pelo prefeito Gustavo Mendanha.

O Comando de Luta defendeu a urgência da aprovação do Plano de Carreira dos Administrativos, pois esses são os funcionários mais explorados e com os menores salários da rede e são totalmente desvalorizados e desconsiderados pela prefeitura, pela SEMEC e muitas vezes pelos próprios colegas nas unidades escolares. Ainda sobre os administrativos, o Comando de Luta salientou sobre a necessidade do enquadramento destes servidores na pasta da educação.

O Comando de Luta também destacou sobre a importância da aprovação e cumprimento do Plano de Carreira de todos os servidores, iniciando com pagamento das Progressões Verticais e Horizontais, com as Titularidades e com reajuste REAL no Vale Alimentação para os administrativos, entre outros pontos. 

Outros trabalhadores fizeram uso da palavra para expor mais problemas graves enfrentados pela educação, tais como: o grande déficit de professores e administrativos; a falta de professores de apoio para crianças com NEEs; a falta de professores substitutos, o que tem resultado no assumimento da regência de sala por agentes educativos sem receberem nada a mais por isso; entre outras questões.

O Presidente da Câmara ao ser questionado pela categoria sobre o não comparecimento da secretária Valéria, leu o ofício enviado à mesma, onde constava a convocação para quarta-feira, dia 21/03,  data diferente do acordo feito entre os vereadores e a categoria, o que gerou bastante revolta em todos(as) presentes.

A categoria, revoltada com a manobra da presidência da Casa e, consequentemente, com a ausência da secretária,  gritava uníssona: QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!

Mais uma vez, ficou agendada uma próxima plenária para o dia 2 de abril com a presença da secretária a ser convocada novamente pelos vereadores. Esperamos que a presidência cumpra o acordo dessa vez!

O Comando de Luta convoca a categoria para fazer uso do seu livre direito de manifestação e ocupar novamente a plenária para exigirmos a revogação das alterações catastróficas na rede, feitas pela SEMEC, como também, pelas demandas dos(as) administrativos(as), dos(as) agentes e dos (as) professores(as), tal como o pagamento imediato do PISO SALARIAL.

NENHUM DIREITO A MENOS!

FORA VALÉRIA!

PROCURA-SE O PREFEITO MENDANHA!

ABAIXO O PACOTE DE MALDADES DA  SEMEC!

LUTAR E RESISTIR PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA,  GRATUITA E DE QUALIDADE!





Nenhum comentário:

Postar um comentário