quinta-feira, 23 de julho de 2020

NÃO AO RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia vem através desta expressar seu repúdio ao provável retorno das aulas presenciais.

É sabido por todos a proporção colossal que a Covid-19 tem tomado em Goiás, no Brasil e no mundo. Todos conhecem alguém  que já se contaminou ou morreu de Covid-19. Jornais, noticiários trazem dados alarmantes e, provavelmente, são 10 vezes maiores do que o anunciado, como vários cientistas estimam em seus estudos.

O novo vírus o qual estamos expostos é forte e a única coisa que podemos afirmar é que é capaz de matar. Ainda não há vacina para proteção da população, e segundo a OMS, cientistas e médicos no mundo inteiro afirmam que a forma mais eficaz de prevenção é o distanciamento social.

Em meio a todo esse caos que o mundo vive, cogita-se a possibilidade de volta às aulas em Goiás, para assegurar os lucros das grandes instituições de ensino privada, dentre outros. Sem levar em consideração o risco da aglomeração nas escolas que atendem o público infanto-juvenil. 

Dizemos não à volta as aulas em agosto, em setembro e enquanto não houver segurança para a população, incluindo alunos e servidores! Na rede de Aparecida de Goiânia temos vários trabalhadores da educação no grupo de risco, prezamos por sua saúde e principalmente pela de nossas crianças, que costumam ser assintomáticas, mas podem transmitir para seus pais e avós. Voltar às aulas sem o controle da pandemia é um genocídio.

Não temos estrutura adequada para atender aos alunos, e o revezamento de crianças não atende à qualidade da educação pela qual prezamos e nem à população que não ficará protegida ao perigo do vírus. A higienização das escolas já é um problema em "tempos normais" devido ao deficit de funcionários, falta de materiais de limpeza e estrutura das instituições. 

É uma vergonha como esse Estado trata a educação e o povo, em meio a uma Pandemia. Lançam uma PEC para reestruturar e retirar recursos  do FUNDEB. PEC essa que será votada às pressas, sem o devido debate com os profissionais da educação, assim como têm sido aprovadas todas as famigeradas reformas desse governo entreguista, serviçal do imperialismo. 

A PEC prevê recursos para educação básica somente em 2022. Ou seja, se em 2020 o ano está perdido devido a Pandemia, em 2021 será perdido por falta de recursos e investimentos do dinheiro público. 

Diante dos fatos expostos aqui, fica claro que não há a menor condição de volta às aulas presenciais. Estão usando essa questão como cortina de fumaça para desviar a atenção da votação da PEC do FUNDEB e essa possa passar sem nenhuma dificuldade.

Conclamamos a categoria a se levantar contra o retorno das aulas presenciais! E mais urgente ainda, chamamos a todos e todas a se posicionar contra os cortes no FUNDEB!


Nenhum comentário:

Postar um comentário