quinta-feira, 19 de abril de 2018

SOBRE A NEGLIGÊNCIA DA SEMEC COM MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS E CMEIS

O Sindicato Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia manifesta apoio aos servidores do EMEI Retiro do Bosque que foram feridos pela explosão de uma panela de pressão, na última sexta, dia 13/04/2018, na cozinha da escola enquanto preparavam o almoço para as crianças.

De acordo com a servidora Eliete, a que se feriu com mais gravidade, havia no momento 6 servidores na cozinha: 4 merendeiras, 1 coordenadora de merenda e 1 auxiliar de serviços diversos que atua na cozinha diariamente, ou seja, fazendo algo além das atribuições para seu cargo (provavelmente por falta de um funcionário específico para a função - DÉFCIT).

Eliete relatou que estava próxima à panela quando a mesma explodiu e teve queimadura de segundo grau no braço e abdômen por causa líquido da panela que derramou sobre ela. Relatou ainda, que algo que ela não consegue se lembrar atingiu seu braço causando um grande hematoma e dor intensa. A servidora está com o parte do corpo enfaixado, fazendo uso contínuo de medicamentos para amenizar a dor, além de estar sendo submetida à raspagem do ferimento.

Relatou também que as demais servidoras e o servidor não foram socorridos pelo SAMU, pois a equipe alegou que os ferimentos não eram de muita gravidade, obrigando a cada um procurar atendimento médico individual. 

Todos os servidores, com exceção de Eliete já voltaram ao trabalho, mesmo com dor e emocionalmente abalados.

Em nota, a prefeitura informou à imprensa que está prestando assistência aos servidores feridos. Fato que NÃO É VERDADE, assim como, a manutenção das panelas e outros equipamentos da escola através de equipe especializada, outra GRANDE MENTIRA. A gestão e os próprios merendeiros é que levam os utensílios para manutenção.

Todos os trabalhadores da educação são testemunhas de que as escolas estão totalmente sucateadas. Mato alto, janelas e portas com vidros quebrados, lâmpadas queimadas, fios soltos pendurados nas dependências das instituições, bebedouros que dão choque ao serem tocados, sem mencionar a falta de produtos básicos de limpeza, como sabão e papel higiênico, entre outros.

Na E. M. da Paz os fios de energia foram furtados e desde o dia 19/03/2018 as salas de aula estão sem energia, dificultando a leitura de textos nas primeiras horas do dia devido à falta de claridade.

A falta de servidores no município é outro problema que tem sobrecarregado os que estão nas instituições, desde administrativos a professores de apoio para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

Esses são apenas alguns dos casos de descaso da SEMEC com a educação municipal, colocando em risco a vida e a saúde de servidores e alunos nas instituições.

Não podemos aceitar tal atitude. Devemos nos manter firmes na luta pela dignidade, por melhores condições de trabalho e valorização de TODOS os servidores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário